Debate Especial Dia de África: Pensar África - Liberdade, Ciencia e Cultura


Durante o mês de Maio, numa iniciativa da Revista LITERATAS em parceria com a Ethale Publishing, a Vice-Versa, a AMEA – Associação Moçambicana de Estudos Aplicados e BROKEN, Creative Agency, o jornalista Jessemusse Cacinda colocou as mesmas oito questões a 13 personalidades africanas de diferentes áreas de actuação académicas, deste sociólogos, comunicólogos, cientistas políticos, antropólogos, filósofos e historiadores, para reflectirem sobre o 25 de Maio, a União Africana, a situação da Covid-19, a Liberdade, a Ciência, e as artes e culturas africanas.


Perfil dos oradores
Eurídice Monteiro é socio-politóloga e professora de Ciência Política na Universidade de Cabo Verde. Doutorada pela Universidade de Coimbra, já foi galardoada com prémios nacionais e internacionais. É autora de vários livros, entre os quais, “Mulheres, Democracia e Desafios Pós-Coloniais”, Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes e o romance “A Ponte de Kayetona”. 
Elísio Macamo é professor de sociologia e estudos africanos na Universidade de Basileia, na Suíça. Natural de Xai-Xai e formado em tradução, interpretação, sociologia, antropologia e literatura africana em língua inglesa.
Sheila Khan é socióloga, atualmente investigadora de pós-doutoramento no projeto EXCHANGE (2015-2020), financiado pelo European Research Council. Doutorada em Estudos Étnicos e Culturais pela Universidade de Warwick, tem no seu percurso académico centrado nos estudos pós-coloniais, com especial enfoque nas relações entre Moçambique e Portugal.
José Castiano é professor de Filosofia Africana e Contemporanea nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Pedagógica de Maputo, com vários livros e artigos escritos sobre a matéria e que se dedica na deconstrução do discurso do ocidente sobre a África e construção de uma filosofia inter-subjectiva a partir da perspectiva Ubuntu.

Comments

Popular Posts