A Ethale Publishing lançará os primeiros artigos em emakhuwa na Wikipedia

A Ethale Publishing está a trabalhar com um grupo de 60 voluntários criadores de conteúdo da língua emakhuwa, para ser pioneira na publicação de conteúdos na plataforma de conhecimento global Wikipedia, como parte de uma iniciativa pan-africana designada ‘WikiAfrica Education’. Ethale Publishing é um dos cinco parceiros africanos em um projecto liderado pela Moleskine Foundation. O projecto é apoiado pela Wikimedia Foundation

Leitores em 25 idiomas podem ler sobre o povo ‘‘Makhuwa/ Macua / Makua’ no Wikipedia. No entanto, não existe nenhum conteúdo até à data na própria língua, que é falada por entre 6 e 12 milhões de pessoas no norte de Moçambique.  

“A ambição abrangente da Wikimedia é ser a plataforma em que cada pessoa no planeta, tenha acesso gratuito à soma de todo o conhecimento humano. Apesar desta ambição global, no entanto, o continente africano continua a ser o coletivo de culturas, histórias, ideias e idiomas menos coberto e apoiado online ”, disse Adama Sanneh, CEO da Moleskine Foundation.

Dos 74 idiomas com mais de 100.000 artigos na WIkipedia, nenhum são línguas indígenas africanas. Os 74 idiomas com mais conteúdo na Wikipedia incluem latim, um idioma morto, e letão, falado por 3 milhões de pessoas. Mais de 1,27 bilhão de pessoas vivem na África.

Para remediar este desequilíbrio, a Moleskine Foundation está lançando uma série de eventos ‘AfroCuration’ para criar conteúdo Wikipedia em línguas africanas que seja culturalmente relevante para o continente, com o apoio da Wikimedia Foundation e da Fondazione Aurora. Cinco sessões de edição ao vivo - AfroCurations - serão realizadas como parte do projeto WikiAfrica Education da Moleskine Foundation em 2021-2022 em vários países africanos. Todos os eventos serão unidos pelo tema ‘Quem Somos’. As Afrocurações são experiências que servem como momentos de partilha de cultura e conhecimento. Elas criam uma plataforma de inspiração, capacitação, criatividade e ativismo, permitindo que os jovens africanos recuperem suas próprias narrativas.

WikiAfrica Education pretende colmatar duas lacunas significativas - contribuintes de África e conteúdo da África, transformando os jovens africanos de meros consumidores de conhecimento em produtores de conhecimento ”, diz Adama Sanneh da Moleskine Foundation. “Estimamos que atualmente haja mais artigos sobre Paris na Wikipedia do que a África como um todo”, acrescenta Sanneh.

Ethale Publishing dará início ao projecto, trazendo a ferramenta da Wikipedia que capacita a vida das comunidades, e dos falantes da língua emakhuwa em Moçambique. O 'AfroCuration' emakhuwa será realizado online nos dias 3 e 4 de setembro, junto com 60 criadores voluntários do emakhuwa. Depois de Mocambique, o projecto WikiAfrica Education vai desenvolver iniciativas idênticas no Zimbábue, África do Sul e várias outras nações Africanas.

A série “Quem somos” da WikiAfrica Education produzirá um total de 300 artigos em 10 línguas africanas. A Universidade Rovuma   um curso de Estudos em Linguística Bantu, especialização em emakhuwa, garantirá que o lado emakhuwa do projeto ganhe adoção local com o tempo. Os participantes voluntários da Wikipédia emakhuwa já discutiram os meandros da linguagem, os desafios tecnológicos e as inovações potenciais por meio de um grupo de WhatsApp nos últimos dois meses.

“O projecto se chama 'Quem Somos' porque esperamos que a Wikipedia na língua emakhuwa seja um centro para o povo Makhuwa aprender sobre sua cultura, bem como sobre o mundo ”, disse Jessemusse Cacinda, cofundador da Ethale Publishing. “Estamos apenas criando os primeiros 60 artigos em emakhuwa. A esperança é que milhares de moçambicanos peguem a batuta e publiquem muitos mais ”.

 

Informação adicional

Ethale Publishing é uma editora de ficção africana, uma agência de criação e uma startup de publicação digital com sede em Maputo.

Entre em contato com Jessemusse Cacinda para mais detalhes ou solicitações de entrevista: ethalebooks@gmail.com


Moleskine Foundation é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão “Criatividade para a mudança social. ” Uma crença central é que a criatividade é a chave para produzir mudanças positivas em sociedade e impulsionar nosso futuro coletivo. Seu foco é inspirar, encorajar e conectar jovens, pessoas para transformarem a si mesmas e suas comunidades. Para isso, a Fundação implementa um conjunto de programas educacionais não convencionais que desbloqueiam o potencial criativo e desenvolvem uma atitude de mudança na juventude. A Fundação permite a colaboração de processos para gerar espaços onde a criticidade e a imaginação podem ocorrer. É feito através do desenvolvimento de uma plataforma global de organizações, parceiras culturais e criativas que operam no campo da criatividade para a transformação social.

Entre em contato com Papakow Baiden para mais detalhes ou solicitações de entrevista: papa.baiden@moleskinefoundation.orgx




Comments