Decorreu ontem a cerimónia de lançamento do livro “Cidadania Digital” de Celestino Joanguete e Dércio Tzandzana, uma proposta para repensar a nossa postura no ciberespaço e nos oferece ainda ferramentas para construção de uma sociedade digital mais justa, participativa e respeitadora dos direitos e valores democráticos no espaço digital.
A cerimônia iniciou com a intervenção do director do ECA Eduardo Lichuge, que saudou a belíssima iniciativa dos autores. ‘O conceito de cidadania nos chama para participação, e é um convite também para a academia. Note a relevância do exercício do digital, possibilitando maior respeito à ética de convivência no espaço digital, os limites e os desafios que este espaço nos impõe’ e terminou por parabenizar a Ethale Publishing pela edição do livro.
O livro foi apresentando por Jeremias Langa. Onde teceu palavras profundas, da leitura que fizera sobre o livro. Começou por dizer que ‘Este livro é lançado após o infame das sextas eleições autárquicas que não foram nem livres, nem justas e nem transparentes. Tudo isto tem a ver com o livro porque a democracia implica o exercício de cidadania. Através das plataformas digitais tivemos muita informação, mas também desinformação, boatos, fragmentação da sociedade, direcionamento de indivíduos a posições extremistas. Nesta senda, os autores alertam sobre a necessidade de convivermos neste espaço sem que seja instaurada a insegurança, injustiça e desigualdades. Usando assim eficazmente o espaço digital’ Por fim, convidou os leitores a lerem o livro.
Tivemos também como comentador do livro Tomás Vieira Mário que começou por destrinçar em torno do conceito cidadania. Contou historias de gente ‘comum e humilde’ que usam o espaço digital para discutir sobre a apropriação das suas terras e recursos.
O momento mais alto do evento deu-se com a intervenção dos autores, Celestino Joanguete e Dércio Tzandzana, que explicaram como é que advém a ideia de publicação da presente obra, com o intuito de massificar o conhecimento sobre o uso do espaço digital, ademais alertando os perigos nos quais estamos expostos. Esperam ouvir também a reação dos autores inerente as leituras que possam fazer. Expressaram também profundos agradecimentos a todos os envolvidos no processo de produção da obra.
Estiveram presentes diversas individualidades desde a Vice-reitora da UEM, Sérgio Langa, docentes, investigadores, escritores e estudantes.
No momento lúdico tivemos atuação da Catija e do Nélio.
Queremos expressar a nossa profunda gratidão aos autores por confiarem a ethale publishing o processo de edição e impressão da presente obra.