Nos dias 27, 28 e 29 de Julho decorreu no Paços e átrio do Conselho Municipal de Maputo, a edição 2023 da Feira do Livro de Maputo. O evento começou a ser divulgado em meados do mês de Junho de 2023, um mês antes do início da mesma. A comunicação era feita sobretudo através das redes sociais da feira, particularmente o Facebook e Instagram.
A Ethale Publishing, uma editora que actua no mercado livreiro nacional desde 2016 com enfoque na promoção de narrativas africanas, foi uma das feirantes. Como editora nos sentimos defraudados pela organização, pois a feira teve, por um lado, um enorme déficit organizacional, e por outro, notamos pouco ou nenhum interesse de entidades e do público em geral em aderir ao evento, o que acabou afectando a uma das finalidades da realização de uma feira, as vendas. Como editora esperávamos que tivéssemos tido um maior engajamento com o público e com os demais actores do circuito livreiro e cultural nacional, pois uma feira é essencialmente uma oportunidade de negócio, o que não aconteceu.
Sendo assim, e porque temos interesse em ver a Feira do Livro de Maputo a ser feita com o devido profissionalismo e a dignificar a cidade e aos seus munícipes, gostaríamos de apresentar as nossas sugestões para que as futuras edições sejam melhores.
Como editora, gostaríamos de reiterar o nosso compromisso de continuar a colaborar com o Município de Maputo e outras autoridades de promoção da leitura, do livro, da cultura e do turismo em geral, desde que estejam asseguradas as condições mínimas.
A nossa expectativa é que a Feira do Livro de Maputo seja verdadeiramente uma feira, funcionando como uma oportunidade para a promoção da indústria cultural e do turismo na cidade, tendo o livro no centro.
Maputo, 31 de Julho de 2023.