A editora Ethale Publishing promoveu a terceira edição do concurso “Ler nas Férias”, uma iniciativa de promoção da leitura e do pensamento crítico entre os estudantes do ensino secundário geral, técnico profissional e ensino superior em Moçambique.
Nesta edição participaram 304 adolescentes e jovens residentes em todas as províncias do país, sendo que as raparigas chegaram aos 45% do total de participantes. As províncias de Maputo Cidade (126), Maputo Província (96) e Nampula (20) registaram o maior número de participantes, enquanto que a província de Manica, com apenas um inscrito, registou o menor número.
A maioria dos participantes frequenta o ensino superior (216) em diferentes universidades do país, enquanto que os estudantes do ensino técnico profissional (27) foram a minoria. A média geral dos participantes é de 20 anos de idade.
Os participantes do Ler nas Férias, submetem ao concurso, uma resenha crítica de um livro a sua escolha, de entre os livros que fazem parte do catálogo da Ethale e de outras editoras nacionais e internacionais previamente identificadas, estimulando-os desta forma, a cultivarem o hábito de leitura e a exercitar o pensamento crítico, tido como umas das principais habilidades para a juventude no século XX.
Os principais vencedores desta edição são Karen Muvique, na categoria “Adolescente” e Aniva Joaquim, na categoria “Jovem”, que receberam valores monetários; livros de diferentes géneros; incluindo uma cópia do livro Succernergy, autografado pela autora e empreendedora global Tânia Tomé, e camisetas da marca Ethale. Como forma de incentivar o protagonismo juvenil e a projecção da expressão de novas vozes críticas e conscientes, os textos dos 10 finalistas do concurso foram publicados em e-book numa colectânea já disponível no aplicativo Ethale Books.
Estou determinada a ler e a escrever mais – Karen Muvique
“Nunca imaginei que o meu resumo seria considerado o melhor entre tantos outros. O Ler nas Férias permitiu-me expressar o meu pensamento sobre o livro que li, uma oportunidade que não temos todos os dias. Isso só me motiva e estou determinada a ler e escrever mais. Este é apenas o começo.”
A leitura nos conecta ao mundo – Aniva Joaquim
“Este prémio é para todos os jovens que acham que a leitura é uma perda de tempo. Eu estou aqui para provar que ela pode mudar vidas. A leitura não é só conhecimento, é também uma forma de nos conectarmos com o mundo e de nos entendermos melhor, é uma ferramenta poderosa para a transformação da vida de vários jovens, que podem através do seu talento, dar um destino melhor às suas próprias vidas."
Palestrantes inspiram adolescentes e jovens a investirem no desenvolvimento das suas habilidades
Em cada edição do concurso, têm sido convidados palestrantes para partilharem com os participantes as suas jornadas inspiradoras de leitura. Nesta edição, os oradores foram Tânia Tomé (escritora, economista, líder global e empreendedora), Virgília Ferrão (escritora e fundadora do clube de leitura e editora indie, Diário de Um Qawwi) e Jessemusse Cacinda (escritor, académico e fundador da Ethale Publishing).
Nossos Parceiros
Esta terceira edição do Ler nas Férias, contou com apoios da Escola Portuguesa de Moçambique, a Elton Profissional, a Galeria do Porto de Maputo e a Womanice.
Conselheira para Assuntos de Imprensa e Cultura da Embaixada dos E.U.A. em Moçambique visita Ethale Publishing
"Partilhamos um profundo respeito pela liberdade de expressão e pela criação de espaços seguros para dar voz às experiências das comunidades locais."
Veja a publicação original no Instagram da Embaixada dos E.U.A. em Moçambique