hello world!

Debate Especial Dia de África: Pensar África - Liberdade, Ciencia e Cultura

Durante o mês de Maio, numa iniciativa da Revista LITERATAS em parceria com a Ethale Publishing, a Vice-Versa, a AMEA – Associação Moçambicana de Estudos Aplicados e BROKEN, Creative Agency, o jornalista Jessemusse Cacinda colocou as mesmas oito questões a 13 personalidades africanas de diferentes áreas de actuação académicas, deste sociólogos, comunicólogos, cientistas políticos, antropólogos, filósofos e historiadores, para reflectirem sobre o 25 de Maio, a União Africana, a situação da Covid-19, a Liberdade, a Ciência, e as artes e culturas africanas.


Perfil dos oradores
Eurídice Monteiro é socio-politóloga e professora de Ciência Política na Universidade de Cabo Verde. Doutorada pela Universidade de Coimbra, já foi galardoada com prémios nacionais e internacionais. É autora de vários livros, entre os quais, “Mulheres, Democracia e Desafios Pós-Coloniais”, Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes e o romance “A Ponte de Kayetona”. 
Elísio Macamo é professor de sociologia e estudos africanos na Universidade de Basileia, na Suíça. Natural de Xai-Xai e formado em tradução, interpretação, sociologia, antropologia e literatura africana em língua inglesa.
Sheila Khan é socióloga, atualmente investigadora de pós-doutoramento no projeto EXCHANGE (2015-2020), financiado pelo European Research Council. Doutorada em Estudos Étnicos e Culturais pela Universidade de Warwick, tem no seu percurso académico centrado nos estudos pós-coloniais, com especial enfoque nas relações entre Moçambique e Portugal.
José Castiano é professor de Filosofia Africana e Contemporanea nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Pedagógica de Maputo, com vários livros e artigos escritos sobre a matéria e que se dedica na deconstrução do discurso do ocidente sobre a África e construção de uma filosofia inter-subjectiva a partir da perspectiva Ubuntu.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outras notícias

abril 22, 2022
Gala de premiação "Ler nas Férias"

A cerimónia foi marcada por diversos momentos, a começar pela intervenção do director do Centro Cultural que enalteceu a iniciativa da Ethale, “ler é a porta de entrada para todo o conhecimento, é com a leitura que se planta todas outras sementes que nos permitem o desenvolvimento como seres pensantes, disse Por seu turno, Jesemusse […]

fevereiro 17, 2022
Editora moçambicana lança aplicativo para livros Africanos em Português

E se os livros pudessem ser até 80% mais baratos e chegar a todos os cantos do país em um instante?       Ethale Books App, um novo app para livros africanos digitais – da Ethale Publishing – faz exatamente isso. Escolha entre nossos nove títulos atuais que incluem clássicos africanos e não-ficção. Fique atento […]

dezembro 21, 2021
Edital do Concurso Literário “Ler nas Férias”

    Loja/Escritório: Av. Vladimir Lenine Bairro Coop n 2195, Maputo, Moçambique (MZ) Email: ethalebooks@gmail.com Web: www.ethalebooks.com FB:@ethalelivros Twitter: @ethale_booksYouTube:@Ethalebooks cont:841366664 'Investing in African Narratives'   Edital do Concurso Literário “Ler nas Férias”  A Ethale Publishing é uma sociedade editorial vocacionada na promoção da literatura, cultura e pensamento africano. Investe na edição de livros, revistas […]

novembro 30, 2021
Lançamento do livro Do Quarto ao Quinto Homem

 

Termos e condições aplicáveis
crossmenu
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x