hello world!

LANÇAMENTO DE " NAMPULA: ANTOLOGIA DE HIS˗ES˗TÓRIAS DE UMA CIDADE VIBRANTE"

No dia 30 de Junho do ano corrente testemunhamos o lançamento da antologia Nampula. O evento aconteceu na biblioteca da Universidade Pedagógica (UP) em Maputo pelas 17horas. Trata ˗ se de um conjunto de his(es)tórias contadas por diferentes autores, que de forma artística apresentam˗nos a Cidade de Nampula, as suas marcas culturais, linguísticas e estruturais. É o retrato de uma cidade, que nos pode ajudar a viajar e ver o quanto ela é vibrante.

O lançamento contou com momentos diferentes: Primeiro tivemos  a presentação do livro, que foi dirigida pela professora Judite Chipenembe, que fez uma ponte entre a sua área de trabalho (Socio ˗ Antropologica)  e o livro Nampula, trazendo uma interessante abordagem do ponto de vista histórico e cultural, daquilo que os autores contam e do percurso de afirmação e construção da cidade de Nampula. Houve, igualmente, a apresentação feita pelo Jornalista José dos Remédios, que apresentou um olhar virado para a literatura e relacionou esta obra, com outras de autores de outras provincias, que também contam as his(es)tórias das suas cidades e as manifestações culturais locais, como é o caso de Paulina Chiziane em Niketche.

Para além deste momento de aprendizado, ouvimos um discurso de Jessemusse  Cacinda, que falou do seu sentimento ao ver esta realização que tanto esperou, sendo ele o coordenador deste livro. E, como mencionou a mestre de cerimónias do dia, Érica Matsinhe,  não se pode falar da arte, sem mencionar a música e Radhja Alí abrilhentou˗nos com um momento musical, que também carregava uma parte desta cidade, cantando na língua Emakhuwa e contando uma his( es) das vivências desta Cidade.

Para fechar, tivemos a venda de livros, sessão de autográfos e fotos para registrar este dia.

Um evento paralelo ao lançamento na Cidade de Maputo foi a extensão da apresentação do mesmo livro em Alto Molocue, província da Zambézia. O momento contou com a presença e apoio das autoridades do distrito e do município e foi organizado por um dos autores do livro, Baptista Américo.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

More articles

crossmenu
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x