hello world!

Jennifer Banze: Liderança Feminina para a mudança social através da leitura

Jennifer Banze juntou-se à Ethale Publishing a 13 de janeiro de 2023 como estagiária editorial, e em apenas duas semanas, sua dedicação e talento foram reconhecidos, resultando em sua contratação como Editora e Gestora de Marketing. Desde então, Jennifer tem se destacado em ambas funções, contribuindo para a edição de obras que reflectem as vozes africanas e implementando estratégias de marketing digital inovadoras para aumentar a visibilidade dos autores e das publicações da Ethale. Ela tem dado continuidade a diversas iniciativas de promoção da leitura, realizando eventos que aproximam autores e leitores, promovendo um diálogo significativo sobre a literatura africana e reforçando seu compromisso em dar voz às histórias de Moçambique.

Em 2024, Jennifer foi admitida no programa Change da Girl Move Academy, uma academia de liderança e inovação social com foco no feminino. A Ethale Publishing, uma editora dedicada à promoção de narrativas africanas, olha para a jornada de Jennifer como a personificação da sua missão: levar os livros até aqueles que não têm acesso e inspirar os que já possuem a desenvolver o hábito da leitura, transformando esse hábito em uma paixão duradoura. Acreditamos que a leitura é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal, pois não só estimula o conhecimento, mas também o pensamento crítico.

Através deste programa, Jennifer tem vindo a aprimorar as suas habilidades de liderança, desenvolvido um olhar aguçado sobre o papel da educação para promover as mudanças sociais em nosso país, que passam por elevar os índices de literacia entre a juventude, e especificamente entre as mulheres.

A história de Jennifer é um exemplo inspirador do impacto que mulheres jovens podem ter em áreas como educação, cultura e desenvolvimento comunitário.

A Ethale Publishing desempenha um papel crucial na promoção da literacia no país – Depoimento de Jennifer Banze

O desafio do sistema educacional se evidenciou para mim quando realizei um treinamento sobre os direitos ecológicos de crianças e jovens em Jangamo, na província de Inhambane no seguimento de um actividade de produção de materiais educacionais e cívicos realizada pela Ethale em parceria com a KUWUKA – JDA. Durante essa experiência, percebi que muitos pais e crianças não estavam totalmente cientes dos seus direitos, e o desconhecimento os impedia a um engajamento efectivo. As crianças precisavam de espaços de recreação que lhes foram tirados por uma empresa extrativa e, ao compreenderem melhor a situação, poderiam reivindicar que a empresa fosse responsabilizada por elas estarem consumindo água contaminada por exemplo. Essa realidade se tornou ainda mais chocante quando abracei a jornada de crescimento e propósito no programa CHANGE, saindo de Maputo para viver em Nampula durante 7 meses. Se em Maputo a minha indignação partia da constatação de que poucos eram os jovens que visitavam a nossa livraria para adquirir livros de temática africana, assim como eram poucos os pais que traziam seus pequenos para adquirir livros.

No norte do país, a situação mostrou-se mais preocupante, pois os livros do ensino primário não chegam para todas as crianças. Boa parte das crianças com seis anos de escolaridade ainda tem muitas dificuldades em ler e escrever. Tudo isto torna urgente a advocacia para que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade e ao conhecimento que lhes permita serem cidadãos de plenos direitos. Nesse contexto, a Ethale Publishing desempenha um papel crucial na promoção da literacia, ao publicar obras que refletem as vozes africanas e ao incentivar a leitura através de iniciativas que conectam autores e leitores, criando espaços de diálogo e aprendizado. Através do nosso compromisso em levar livros de qualidade às comunidades, estamos contribuindo para um futuro mais iluminado e equitativo.

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Margarida Neves
Margarida Neves
1 month ago

Parabéns Jennifer pelo teu percurso!! A educação e a cultura é poderosa na mudança para melhorar o mundo. Parabéns também à Ethale pelo seu papel nesta mudança .

Elvino António
Elvino António
1 month ago

Parabéns Jennifer, juntos podemos mudar a cultura Moçambicana através dos livros promovendo o hábito de leitura até ao mais desfavorecidos.

Last edited 1 month ago by Elvino António
Fernando Banze
Fernando Banze
1 month ago

Parabéns Jennifer Banze!!!
É um percurso caracterizado por muitos desafios e dedicação acima de tudo. É bonito de ver organização como Ethale publishing a abraçar e dar oportunidades aos jovens a descobrirem os seus talentos...

Outras notícias

crossmenu
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x