hello world!

Novo evento editorial pretende tornar convencional a página da língua Emakhuwa na maior enciclopédia do mundo – WiKipedia

A Ethale Publishing e a Moleskine Foundation, juntamente com a Fondazione Aurora e a Universidade Ruvuma estão (novamente) reunindo 60 participantes, para impulsionar o crescimento da página da língua Emakhuwa, no Wikipedia. Esta iniciativa tem como lema ‘Quem Somos’. O  objetivo é dar voz digital e uma ferramenta de criação de conhecimento à sete milhões de falantes de Emakhuwa do norte de Moçambique.

Em setembro de 2021, a Moleskine Foundation e a Ethale Publishing realizaram um evento com mais de 60 participantes, para lançar a maior enciclopédia do mundo – Wikipedia – na língua Emakhuwa.

“Eu tinha vergonha de falar a minha língua em lugares públicos”- diz Palmira Albertino Revula de 24 anos, uma das participantes da edição  inaugural do Afrocuration havida em setembro de 2021, organizada pela Moleskine Foundation e implementada, localmente, pela Ethale Publishing, para criar o primeiro conteúdo em Emakhuwa na Wikipedia. - “Agora eu sei que não preciso mais me sentir estigmatizada por ser quem eu sou.”

As mais de 200 páginas criadas nos últimos 7 meses, já receberam mais de 10.000 visualizações. O projecto foi elogiado pela Fundação WIkimedia como um dos três que mais cresce, entre os novos idiomas no continente africano.

“Os Afrocurations são experiências que servem como momentos de partilha de cultura e conhecimento. Eles criam uma plataforma para inspiração, empoderamento, criatividade e activismo, permitindo que os jovens africanos reivindiquem suas próprias narrativas”, diz Adama Sanneh, CEO da Moleskine Foundation.

Estudantes, professores, jornalistas, académicos e entusiastas da língua Emakhuwa vão participar no segundo ‘Afrocuration’ a realizar-se na Universidade Ruvuma em Nampula, e Online via Zoom, nos dias 29 e 30 de Abril. O objetivo é atingir um total de, pelo menos, 300 artigos em Emakhuwa/Macua na Wikipédia. Isso permitirá, que a seção da Wikipédia em Emakhuwa passasse da fase de "incubadora", onde atualmente reside, para a fase convencional.

Pelo menos 74 línguas não - africanas têm mais de 100.000 artigos na Wikipédia, incluindo latim, uma língua morta, e letão, a língua de uma nação de 3 milhões de pessoas. Mais de 750 milhões de pessoas vivem na África. Como disse o autor queniano, Ngugi Wa Thiong’o à Ethale Publishing em 2019, “O multilinguismo é o oxigênio da cultura”. No entanto, nenhuma língua africana tem mais de 100.000 artigos na Wikipedia.

Para colmatar esse desequilíbrio, a Moleskine Foundation lançou uma série de eventos 'AfroCuration' em 2021 para criar conteúdo da Wikipédia em idiomas africanos que sejam culturalmente relevantes para o continente, com o apoio da Fondazione Aurora. Cinco sessões de edição ao vivo - AfroCurations - foram realizadas como parte do projeto educational WikiAfrica da Moleskine Foundation em 2021-2022, em várias nações africanas: A Galeria Nacional do Zimbábue trabalhou em 'Recuperação do Patrimônio Cultural', enquanto na África do Sul, o parceiro local Constitution Hill trabalhou alguns conteúdos em torno do tema 'Mulheres protagonistas na luta pela liberdade'.

“O projeto chama-se 'Quem Somos', porque esperamos que a Wikipédia, na língua Emakhuwa,  seja um espaço para o povo Makhuwa aprender sobre a sua cultura e sobre o seu mundo”, diz Jessemusse Cacinda, co-fundador da Ethale Publishing . -“Estamos criando apenas os primeiros 60 artigos em Emakhuwa. A esperança é que milhares de moçambicanos tomem o bastão e publiquem muitos mais.” –Reforçou.

Informação adicional

A Moleskine Foundation é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover a Criatividade para a Mudança Social. Uma crença central é que a criatividade é a chave para produzir mudanças positivas na sociedade o que pode impulsionar nosso futuro colectivo. Seu foco é inspirar, encorajar e encorajar jovens a transformarem a si mesmos e suas comunidades.

Para isso, a Fundação implementa um conjunto de programas educacionais não convencionais, que visam libertar o potencial criativo e desenvolver uma atitude de mudança na juventude. A Fundação possibilita a colaboração, que constitui um dos processos para gerar espaços, onde a crítica e a imaginação possam ocorrer. Este trabalho é feito através do desenvolvimento de uma plataforma global de organizações, parceiras culturais e criativas, que operam no campo da criatividade para a transformação social.

Entre em contato com a Papakow Baiden para mais detalhes ou pedidos de entrevista: papa.baiden@moleskinefoundation.org

A Ethale Publishing é uma editora de ficção africana, uma agência criativa e uma startup de publicação digital com sede em Maputo.

Entre em contato com Alex Macbeth para mais detalhes ou pedidos de entrevista: ethalebooks@gmail.com

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outras notícias

abril 22, 2022
Gala de premiação "Ler nas Férias"

A cerimónia foi marcada por diversos momentos, a começar pela intervenção do director do Centro Cultural que enalteceu a iniciativa da Ethale, “ler é a porta de entrada para todo o conhecimento, é com a leitura que se planta todas outras sementes que nos permitem o desenvolvimento como seres pensantes, disse Por seu turno, Jesemusse […]

fevereiro 17, 2022
Editora moçambicana lança aplicativo para livros Africanos em Português

E se os livros pudessem ser até 80% mais baratos e chegar a todos os cantos do país em um instante?       Ethale Books App, um novo app para livros africanos digitais – da Ethale Publishing – faz exatamente isso. Escolha entre nossos nove títulos atuais que incluem clássicos africanos e não-ficção. Fique atento […]

dezembro 21, 2021
Edital do Concurso Literário “Ler nas Férias”

    Loja/Escritório: Av. Vladimir Lenine Bairro Coop n 2195, Maputo, Moçambique (MZ) Email: ethalebooks@gmail.com Web: www.ethalebooks.com FB:@ethalelivros Twitter: @ethale_booksYouTube:@Ethalebooks cont:841366664 'Investing in African Narratives'   Edital do Concurso Literário “Ler nas Férias”  A Ethale Publishing é uma sociedade editorial vocacionada na promoção da literatura, cultura e pensamento africano. Investe na edição de livros, revistas […]

novembro 30, 2021
Lançamento do livro Do Quarto ao Quinto Homem

 

Termos e condições aplicáveis
crossmenu
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x