No passado dia 21 de Março, pelas 17h30, decorreu a cerimónia de lançamento do livro Fazer Coisas com a Cabeça, da autoria de Elísio Macamo, na Universidade Pedagógica de Maputo. O evento foi conduzido pela poetisa Shelcia Chiul e contou com a presença do Reitor e do Vice-Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, professores, investigadores, estudantes, activistas e público em geral.
O evento foi aberto com uma calorosa recepção por parte do Reitor da UP Maputo, Jorge Ferrão, que, no contexto, destacou o Professor Elísio Macamo como um dos maiores intelectuais da actualidade, com uma mente brilhante e um contributo indelével na academia em Moçambique. O Reitor também saudou a Ethale Publishing, agradecendo-lhe por retomar as suas actividades na Universidade Pedagógica, algo que já não acontecia há algum tempo.
Em representação da Ethale Publishing, Jennifer Banze agradeceu ao Professor Elísio Macamo pela confiança na editora, recordando que Fazer Coisas com a Cabeça é o terceiro livro do autor lançado pela Ethale, após Governar e Pensar (2021) e Análise Social para Leigos (2023). Jennifer sublinhou ainda que a editora espera lançar o próximo livro de Elísio Macamo já no próximo ano, e salientou que os textos do autor são uma força motriz para a mudança de mentalidades no contexto contemporâneo.
A apresentação da obra ficou a cargo de Patrício Langa, prefaciador do livro, que destacou a relevância da obra ao fornecer "dicas" para evitar maus hábitos na argumentação. Fazer Coisas com a Cabeça é classificado com o professor Patrício como uma excelente indução à arte de argumentar, promovendo a capacidade de argumentar sobre o mérito da questão no debate de ideias.
O comentador Mestre Duarte Amaral elogiou a importância do livro nos tempos actuais e conduziu uma conversa que se prolongou por cerca de 30 minutos, rica em insights e questões por parte do público. Entre os temas abordados, destacou-se a visão de Elísio Macamo sobre a crescente banalização da ciência e do cientista. Elísio explicou que este fenómeno surge da crescente comparação, em que as pessoas imitam opiniões e, se estas ganham aceitação pela maioria, passam a ser vistas como verdadeiras. Para Elísio, existe um distanciamento entre a opinião e o conhecimento. A conversa também abordou a importância do respeito pelas diferentes perspectivas, essencial para um debate saudável.
O evento foi ainda animado por momentos musicais com o músico Luís Crisóstomo, que interpretou três títulos de artistas moçambicanos: Neria de Oliver Mtukudzi, Balada para as Minhas Filhas de José Mucavele e Nweti de Migas.
Foi uma noite de sexta-feira distinta, marcada por reflexões profundas e um debate enriquecedor. Agradecemos a todos os que participaram e tornaram este evento tão especial. O livro Fazer Coisas com a Cabeça encontra-se disponível na nossa livraria por apenas 1000 meticais.