No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o SIDA, a Embaixada dos E.U.A. em Moçambique, está a lançar um concurso com o objectivo de envolver os jovens na criação de conteúdo educativo e inspirador sobre o HIV/SIDA. O concurso, organizado em parceria com a editora Ethale Publishing, será realizado conforme as regras e instruções que se seguem:
- Objectivo do Concurso
O concurso Conexões Positivas tem como objetivo mostrar como as pessoas que vivem com o HIV podem levar uma vida saudável e positiva, desafiando estigmas e preconceitos que são frequentemente associados ao HIV e SIDA. Jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos são convidados a ilustrar o conceito de viver positivamente com o HIV de forma criativa através de vídeos curtos a serem publicados no Facebook.
- Elegibilidade
O concurso está aberto a jovens moçambicanos a nível nacional, com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.
- Tema
Os vídeos devem demonstrar, de forma criativa, como as pessoas que vivem com o HIV podem levar uma vida saudável e positiva, desafiando estigmas e preconceitos frequentemente associados ao HIV e SIDA.
- Formato e Duração dos Vídeos
- Os vídeos a serem submetidos devem ser em formato de reels do Facebook;
- Devem ser criativos, informativos, impactantes e originais;
- A duração máxima dos vídeos é de 1 minuto e mínima de 30 segundos;
- O formato do conteúdo é livre, podendo incluir animação, depoimentos, encenações e outros;
- Os vídeos devem ser produzidos individualmente, sendo aceito apenas um vídeo por participante.
5. Critérios de Participação
Para participar no concurso, o concorrente deve:
- Seguir a página da Embaixada dos E.U.A. em Moçambique no Facebook e no Instagram.
- Entrar no grupo oficial do concurso através do link https://web.facebook.com/groups/conexoespositivas/.
- Partilhar o grupo do concurso no seu perfil do Facebook, permitindo que os seus amigos também tenham a oportunidade de participar.
6. Inscrição e Submissão do Vídeo
A inscrição e a submissão dos vídeos estará aberta do dia 1 ao dia 15 de dezembro. Não serão cobrados quaisquer custos pela participação - a inscrição é totalmente gratuita (Mahala).
Como se inscrever e submeter o vídeo:
- Postar o vídeo no grupo oficial do concurso no Facebook. O vídeo deve abordar o tema de forma criativa, inclusiva e informativa e, no final, deve fechar com o lema: #EstamosJuntos;
- Na descrição do vídeo, o participante deve incluir uma frase de impacto que resuma a mensagem principal do seu vídeo, seguida do lema do concurso: EstamosJuntos;
- É fundamental que a frase de impacto utilizada no título do vídeo seja impactante para atrair a atenção do público, sendo, para tal, original e poderosa!
- Após postar no grupo, o vídeo deve ser enviado também na caixa de mensagens do grupo, juntamente com as seguintes informações:
- Nome completo;
- Ano de nascimento;
- Província de residência;
- Contacto (telefone e e-mail).
- Critérios de Avaliação
Os vídeos serão avaliados pelo público e por um júri composto por 3 membros com competência técnica para avaliar os vídeos.
Serão premiadas duas categorias, nomeadamente:
- Vídeo Mais Popular
A avaliação do Vídeo Mais Popular será feita pelo público, que deverá gostar e partilhar o vídeo da sua preferência, sendo que o vencedor será o vídeo que concentrar o maior número de:
- Visualizações (25%);
- Gostos (25%);
- Partilhas (25%);
- Interações (25%).
- Melhor Vídeo Temático
A avaliação do Melhor Vídeo Temático será feita pelo júri com base nos seguintes critérios:
- Criatividade (25%);
- Originalidade (25%);
- Impacto (25%);
- Qualidade da imagem e sonora (25%).
- Premiação
Os vencedores irão receber os seguintes prémios:
- Melhor Vídeo Temático: 30.000,00Mts
- Vídeo Mais Popular: 30.000,00Mts
Os vencedores também irão receber um diploma de vencedor assinado pelo Embaixador dos EUA em Moçambique. A organização do concurso encarregar-se-á de enviar os prémios aos vencedores.
- Direitos Autorais
- Ao submeter o vídeo, o participante concorda em ceder os direitos de uso do material à organização do concurso para fins de divulgação, promoção ou qualquer outra finalidade relacionada à conscientização sobre o HIV e SIDA;
- Os vídeos não poderão conter material com direitos autorais de terceiros (música, imagens, etc.), salvo se houver autorização expressa;
- Os participantes concordam que os vídeos serão divulgados nas redes sociais da Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, Conselho Nacional de Combate a SIDA, Ethale Publishing, bem como autorizam que qualquer usuário destas páginas partilhe em suas redes sociais e circule através de grupos do WhatsApp ou outras plataformas comunicacionais.
- Os participantes, concordam que uma vez inscritos ao concurso, concordam que a sua imagem seja usada nos materiais de divulgação do concurso.
10. Disposições Gerais
- Os vídeos devem respeitar os valores de inclusão e respeito, não sendo permitidos conteúdos que incitem o ódio, a discriminação ou a violência.
- O não cumprimento das regras poderá resultar na desclassificação do participante.
- Valorizamos a participação genuína e as interações autênticas. Gostos, partilhas e visualizações obtidos através de meios fraudulentos não serão considerados. Os participantes que recorrerem a essas práticas serão desqualificados. Reservamo-nos o direito de verificar a autenticidade das interações e tomar as medidas adequadas para garantir a equidade do concurso.
- A decisão do júri é final e irrevogável.
- Divulgação dos Resultados
Os vencedores serão anunciados no final do mês de dezembro de 2024, numa transmissão online a ser feita nas redes sociais da Embaixada dos E.U.A. e da Ethale Publishing. O anúncio será feito pelo Embaixador dos EUA em Moçambique numa intervenção pré-gravada destinada aos jovens do país.
Para mais informações, entre em contacto:
Ethale Publishing
Rua Bento Mukhesswane, nº 98
Contacto: 258 84 136 66 64
Maputo – Moçambique